Pesquisas de campo e laboratório

O IPPP tem experiência de décadas na investigação de fenômenos paranormais. As principais pesquisas realizadas pelo Instituto são as de casos espontâneos de campo (poltergeist e paranormais) e experimentos de laboratório.

Casos espontâneos

O IPPP realiza visitas a pessoas que estejam passando experiências consideradas paranormais. Um relato detalhado deve ser enviado ao e-mail oficial parapsicologia@parapsicologia.org.br com os detalhes do ocorrido. O caso é avaliado pelo Conselho Diretor do IPPP, que decide por realizar ou não a visita.

Núcleo de Investigações Psicobiofísicas (NIP)

Fundado em 2016, o NIP congrega pesquisadores do IPPP, parapsicólogos e interessados em realizar pesquisas de campo em áreas supostamente assombradas. A equipe do NIP utiliza de diversos recursos tecnológicos para registrar atividades anômalas, como detectores de campos eletromagnéticos, gravadores, filmadoras, câmeras de vigilância, termômetros, etc.

Para se tornar um participante do NIP, basta demonstrar interesse por este tipo de pesquisa, entrar em contato com o IPPP e realizar uma capacitação para investigação de campo de fenômenos paranormais. O IPPP promove esses cursos periodicamente, ou mediante solicitação.

Experimentos de Laboratório

O IPPP realiza pesquisas em ambiente controlado, onde investiga alegadas aptidões paranormais em pessoas que acreditam ser portadoras dessas capacidades. Veja mais detalhes sobre os procedimentos do Instituto em “Serviços” e “Atendimento”.