IPPP na TV Universitária
Da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
IPPP na TV Universitária, canal 11
Dirigido, produzido e apresentado por Valter da Rosa Borges, a TV Universitária Canal 11, da Universidade Federal de Pernambuco, levou ao ar, no dia 7 de outubro de 1973, o programa “A Ciência do Espírito”, o primeiro do gênero sobre fenômenos paranormais na televisão brasileira.
O êxito do programa levou o Diretor daquela TV, Dr. Francisco Dario Mendes Rocha a remeter ofício (184/74, de 18.12.74) aos Diretores do I.P.P.P. nos seguintes termos:
Senhores Diretores:
Estamos, pelo presente, apresentando a V.Sas. as nossas congratulações pelo êxito do programa “A CIÊNCIA DO ESPÍRITO”, produzido e apresentado pelo Presidente deste Instituto, Dr. Valter da Rosa Borges, promotor público da Capital.
O curso de Parapsicologia, que vem sendo ministrado no aludido programa, tem alcançado um alto índice de conteúdo cultural e pedagógico, o que o situa entre os melhores, na faixa educativa, da televisão de nosso Estado. Esperando continuar contando com os auspícios desse Instituto, na produção de cursos regulares de Parapsicologia, nesta Televisão, aproveitamos o ensejo para apresentar a V.Sas. os nossos protestos de estima e elevada consideração.Francisco Dario M. da Rocha - Diretor
Nesse mesmo ano, a revista Estudos Psíquicos de Portugal divulgou uma nota elogiosa sobre o referido programa.
Valter da Rosa Borges substituiu o programa “A Ciência do Espírito” pelo “Curso Básico de Parapsicologia”, na TV Universitária Canal 11, com duração de 60 minutos. Foi a primeira tentativa de estabelecer a diferença entre Parapsicologia e Espiritismo e de denunciar a utilização da fenomenologia paranormal ou psi como arena de conflito entre as religiões.
Em 1977, participação, de um grupo do IPPP em um dos programas de “O Grande Júri”, na TV Universitária Canal 11, da Universidade Federal de Pernambuco.
Berguedoff Eliot fez o relatório das atividades do IPPP.
Além de Valter da Rosa Borges, produtor e apresentador do programa “O Grande Júri” e do relator do tema, Berguedoff Eliot, participaram do programa Edson Duarte de Souza, José Macedo de Arruda (depois “Irmão Macedo”), sua esposa Marlene, Ivo Cyro Caruso, Selma, esposa de Valter da Rosa Borges, Maria José Pontes, Aécio Campello de Souza, Clóvis Cabral de Souza, sua esposa Ivanice, Ivanilson Luiz da Silva, Avelino Fernandes Vieira.