O IPPP e o poder legislativo de Pernambuco

Assembleia Legislativa de Pernambuco

Requerimento no 3.152, da Deputada Estadual Leila Abreu:

“Requeremos à Mesa, preenchidas as formalidades legais, depois de ouvido o plenário, seja transcrito para os Anais desta Casa, o Programa e os Trabalhos apresentados no V Congresso Brasileiro de Parapsicologia e Psicotrônica e com o IV Simpósio Pernambucano de Parapsicologia, a ter lugar no Recife, no período de 3 a 5 de outubro de 1986, no Clube Internacional do Recife.

                                   JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,

Srs. Deputados.

A realização do V Congresso Brasileiro de Parapsicologia e Psicotrônica e do IV Simpósio Pernambucano de Parapsicologia, no Recife representa um fato científico importante para Pernambuco. É pela primeira vez que se realiza um encontro deste porte, no Nordeste e o que acreditamos nos resultados se constituir num marco histórico e científico para Pernambuco cuja iniciativa e realização do I.P.P.P – Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas.

Desde sua fundação o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, sociedade científica e cultural, declarado de Utilidade Pública Estadual, Decreto-Lei no 9714 de 04.10.85 e pela Lei Municipal no 14840 de 14.01.86, vem promovendo cursos de parapsicologia tanto é que, o Instituto já promoveu em Recife três Simpósios de Parapsicologia e um Congresso Nordestino de Parapsicologia isto sem falar nas oportunidades em que a Diretoria do IPPP representou a entidade e Pernambuco nos Congressos Nacionais em todos os Estados do Brasil.

Pensamos, pois, ser justo que registremos nesta Casa, a realização do V Congresso Brasileiro de Parapsicologia e Psicotrônica e o IV Simpósio Pernambucano de Parapsicologia através do IPPP para que fique assinalado este momento de ação perante a sociedade pernambucana pelo papel relevante que vem desempenhando no trato dos problemas nas aplicações práticas da parapsicologia seguindo uma visão científica cultural e democrática e progressista da nossa região e nosso Estado.”

Comissão Organizadora e Coordenadora do V Congresso

            Prof. Dr. Valter da Rosa Borges – Dr. Ivo Cyro Caruso – Dra. Selma Rosa Borges – Prof. Ronaldo Dantas Lins – Profa. Maria do Carmo Andrade – Dr. Maurício Tavares Jácome – Prof. Maury Ribeiro Silva – e Deputada Leila Abreu.

            Certos de que o êxito deste Congresso e deste acontecimento científico e cultural projetará Pernambuco num passo decisivo para o desenvolvimento da Parapsicologia, não apenas em Pernambuco, mas em todo o Brasil o nome de Pernambuco ficará decisivo no cenário das pesquisas parapsicológica no Brasil.

            Da decisão desta Casa dê-se ciência a:

            Conselho Regional de Parapsicologia – Pres. Dr. Valter da Rosa Borges – Rua da Concórdia, 372 s/46 e 47 – Boa Vista – Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas – Mesmo endereço do Conselho.

            Sala das Reuniões, em 16 de setembro de 1986.

  1. Leila Abreu.

À publicação.

 

Observação:

Há dois equívocos no requerimento: a) A Deputada Leila Abreu, por sua conta e risco se colocou como integrante da Comissão Organizadora do Congresso; b) O trecho da rua da Concórdia onde era a sede do I.P.P.P. pertence ao bairro de São José.

 

           

Câmara Municipal do Recife 

 

Of. No 5284

 

Recife, 5 de dezembro de 1986

 

Prezado Senhor:

           

Cumpre-nos o dever de comunicar que esta Câmara Municipal aprovou o Requerimento no 1976/86, de autoria do Vereador Murilo Mendonça, subscrito pelo Vereador Paulo Fernando Immish, para que conste na Ata dos nossos Trabalhos Legislativos um voto de congratulações pelo êxito do V Congresso Brasileiro de Parapsicologia e Psicotrônica e IV Simpósio Pernambucano de Parapsicologia que aconteceram nos dias 3, 4 e 5 de outubro do corrente, no Clube Internacional do Recife, promovido pelo Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas – IPPP.

            Servimo-nos do ensejo para apresentar a V.Sa. os nossos protestos de consideração e apreço.

 Vereador Edson de Oliveira

1o. Secretário em exercício

 

            A Câmara Municipal do Recife aprovou o Requerimento no 1.967/86, do Vereador Murilo Mendonça, mandando inserir, na Ata dos Trabalhos Legislativos, voto de congratulações pelo êxito do V Congresso Brasileiro de Parapsicologia e Psicotrônica e IV Simpósio Pernambucano de Parapsicologia, realizados no Recife pelo I.P.P.P.

CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE

REQUERIMENT0 Nº 263

 

Requeremos à Mesa, cumpridas as formalidades regimentais, seja submetido ao Plenário um voto de congratulações e aplausos com o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, pelos relevantes serviços prestados a pesquisa científica dos fenômenos paranormais.

 

Da decisão desta Casa dê-se ciência ao Prof. Valter da Rosa Borges, fundador e atual Presidente do Instituto, à Rua da Concór­dia, 372 – sala 46 e 47 – Recife.

 

Sala das Sessões da Câmara Municipal do Recife, em 13 de março de 1986.

 

Mauro Ferreira Lima

Vereador

 

 

A Câmara Municipal do Recife aprovou o Requerimento no 263, de 25.03.86, do Vereador Mauro Ferreira Lima, consignando voto de congratulações pelos relevantes serviços prestados pelo I.P.P.P., no campo da investigação científica dos fenômenos paranormais, ao Estado de Pernambuco.

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o Requerimento no 2.909, de 11.04.86 do Deputado Ribeiro Godoy e o Requerimento no 2.960, do Deputado Hugo Martins, consignando votos de congratulações pelos relevantes serviços prestados ao Estado pelo I.P.P.P.

 

            A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou o Requerimento nº 6.006, de 15.09.93, do Deputado Geraldo Barbosa, consignando voto de congratulação pela passagem dos vinte anos de fundação do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas – I.P.P.P. -.

 

O Deputado Estadual, Dr. Geraldo Barbosa, no dia 22 de outubro de 1997, em sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, fez o seguinte pronunciamento sobre o 1º Congresso Internacional e Brasileiro de Parapsicologia:


Senhor Presidente,

Senhores Deputados.

 

Pernambuco, orgulhosamente, sediará, no período de 31 de outubro a 2 de novembro deste ano, no Mar Hotel, em Boa Viagem, o I CONGRESSO INTERNACIONAL E BRASILEIRO DE PARAPSICOLOGIA, numa iniciativa arrojada e pioneira do INSTITUTO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS PSICOBIOFÍSICAS – I.P.P.P. -, uma das mais importantes instituições de Parapsicologia do Brasil e hoje conhecida internacionalmente. O Congresso terá a presidência do Dr. Valter da Rosa Borges, fundador da instituição promotora do evento e um dos mais destacados nomes da Parapsicologia brasileira, cujo trabalho vem projetando o Estado de Pernambuco como um dos polos de estudo e investigação parapsicológica em âmbito internacional.

Trata-se de um evento da maior importância cultural e científica para o nosso Estado, pois contará com a participação de renomados parapsicólogos nacionais de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraná e Santa Catarina, e estrangeiros: Estados Unidos, Rússia, Portugal e Argentina. O temário do Congresso revela o alto nível científico das conferências, abordando questões teóricas das mais alta complexidade e projetos de pesquisa de relevante valor tecnológico.

A Parapsicologia é uma ciência que, embora ainda em formação como reconhecem os próprios parapsicólogos, constitui, apesar disto, uma das disciplinas científicas de maior envergadura experimental na investigação da mente humana.

Mesmo carente de recursos financeiros para desenvolver as suas atividades de ensino e de investigações científicas, o INSTITUTO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS PSICOBIOFÍSICAS – I.P.P.P. – que, em janeiro do próximo ano completará 25 anos de existência, vem desenvolvendo um trabalho extraordinário no campo da fenomenologia paranormal, apenas sustentado pela abnegação e obstinado idealismo do Dr. Valter da Rosa Borges e de sua competente equipe de parapsicólogos.

Sempre atento às realizações do INSTITUTO PERNAMBUCANO DE PESQUISAS PSICOBIOFÍSICAS – I.P.P.P. – e à importância da Parapsicologia no mundo moderno, venho, sempre que possível, dando o meu irrestrito apoio ao trabalho incansável e pioneiro do Dr. Valter da Rosa Borges e de sua valorosa equipe. E por isso, consegui aprovar uma emenda ao art. 174 da Constituição de Pernambuco, incluindo, naquele dispositivo constitucional, a obrigação do Estado e dos Municípios de prestarem assistência social ao superdotado e ao paranormal. Soube, posteriormente, que esta inovação legislativa teve profunda repercussão na comunidade parapsicológica internacional, como um acontecimento inédito e de alta relevância institucional à Parapsicologia.

Não poderia, assim, a Assembleia Legislativa de Pernambuco se calar perante um evento de tão alta significação para Pernambuco, visto ser o Poder Legislativo o termômetro das mais legítimas aspirações e necessidades populares, entre as quais se inclui o desenvolvimento cultural e científico do Estado. Por isso, srs. Deputados, o mínimo que esta Casa poderia oferecer a esta valorosa instituição é um voto de congratulações e aplausos pela realização deste importante Congresso que honra e dignifica as tradições culturais e científicas do nosso Estado.

CÂMARA MUNICIPAL DO RECIFE

REQUERIMENTO

Requeremos à Mesa Diretora, cumpridas as formalidades regimentais, seja consignado na ata dos trabalhos de hoje, Voto de Aplausos e Congratulações pela realização, em nossa cidade, do I Congresso Internacional e Brasileiro de Parapsicologia, no período de 31 de outubro a 02 de novembro de 1997, iniciativa do IPPP- instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas,

justificativa:

A Parapsicologia é uma ciência que tem por objeto o estudo e a pesquisa dos fenômenos paranormais e que está em expansão, notadamente, em países como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Brasil.

O movimento parapsicológico, em Pernambuco, teve início quando o Professor Valter da Rosa Borges, um dos decanos da Parapsicologia no Brasil, idealizou e fundou, em 1973, o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, por ele dirigido durante 22 anos.

Hoje, é Presidente do Conselho Superior do IPPP.

Atualmente, preside o Instituto o Dr. Ronaldo Dantas Lins Filgueira.

Apesar das dificuldades resultantes de sua natureza de instituição científica e cultural, sem fins lucrativos, dispondo apenas de contribuições financeiras de seus membros pes­quisadores, o IPPP é, hoje, conhecido, nacional e internacionalmente, graças à produção cientifica que tem contribuído para o desenvolvimento e consolidação da Parapsicologia em nosso Estado,

Segundo o Dr. Valter da Rosa Borges, Presidente do 1 Congresso Internacional e Brasi­leiro de Parapsicologia, o evento deverá reunir os mais destacados cientistas da área a nível nacional e internacional, projetando o nosso Estado e, em especial, a Cidade do Recife, como um dos mais importantes polos de Parapsicologia.

Ressalte-se que, atualmente, Pernambuco é considerado um dos maiores centros do estudo e da investigação parapsicológica brasileiros ao lado dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Da resolução deste poder dê-se ciência ao:

Dr. Valter da Rosa Borges, Presidente do Conselho Superior do IPPP – Instituto Pernam­bucano de Pesquisas Psicobiofísicas e Presidente do 1 Congresso Internacional e Brasi­leiro de Parapsicologia; Dr. Ronaldo Dantas Lins Filgueira, Presidente do IPPP – Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas.

Ambos com endereço à Rua Sete de Setembro, 318 – sala 601 – Boa Vista — Recife/PE.

Sala das Sessões da Câmara Municipal do Recife, em 09 de Outubro de 1997.

Roberto Andrade

Vereador