Pesquisas com voluntários
- Em 1975, o IPPP pesquisa Manoel Rabelo Pereira (“Pai Eli”).
- Em 1977, o “Pai Eli” começa a enviar seus médiuns do “Lar de Ita” para serem pesquisados no IPPP.
- Em 1979, Arismar Lobo é pesquisado no IPPP, cujo desempenho em testes com baralho Zener foi considerado positivo. Em algumas ocasiões, o experimento se realizava por telefone, geralmente à noite, e sempre com resultados acima do nível do acaso.
- De 1982 a 1983, Mônica Alecrim é pesquisada no Instituto e, em mais de 200 testes com baralho Zener, se constatou seu expressivo índice de acertos em telepatia e clarividência.
- Em 1988, o I.P.P.P. investigou as aptidões paranormais de Maria José de Araújo França, conhecida por “Mazé”. Mas a sua indisciplina, durante todos os testes, prejudicou uma avaliação correta de seu talento parapsicológico. Apesar disso, em algumas ocasiões, ela apresentou alguns fenômenos de telepatia.
- Durante vinte e dois meses (março de 1994 a dezembro de 1995), na sede do IPPP, na rua Dom Pedro Henrique, Maria da Salete Rêgo Barros Melo realizou pesquisas com Mônica Alecrim, utilizando o baralho Zener e constatou, por duas vezes consecutivas, o acerto de todas as 25 cartas.
- Pesquisa, em 1988, com Ana Cláudia de Albuquerque Lopes.
Mazé
- Em 1994, Isa Wanessa Rocha Lima comanda uma pesquisa, com a equipe do IPPP, investigando a psicopictografia de Jacques Andrade.
- Com fundamento nessa pesquisa, Ronaldo Dantas Lins cria a Escala IPPP de Caracterização da Psicopictografia.
- De 1995 a 1996, Erivam Félix Vieira, sua esposa Maria Ferreira Félix Vieira e Rosa Maria Bezerra fizeram experimentos de visão à distância com Ana Cláudia de Albuquerque Lopes com resultados satisfatórios.
Pesquisa, em 1998, com Thales Rangel. Pesquisadores: George Jimenez Maria Idalina Correia Umbelino e Renato Barros
-
Em 18 de março de 1998, mediante e-mail que dirigido a Valter da Rosa Borges, Stanley Krippner propõe a realização de uma pesquisa conjunta com os paranormais Jacques Andrade e "Pai Eli", ficando acertado o início da investigação para o período de 15 a l8 de abril de 1999. E informou que, para esta pesquisa, viria acompanhado pelo Dr. Ian Wickramasekera, Presidente da Association for Applied Psychophysiology and Bio-feedback, e a esposa deste.
Na manhã de 17 de abril, no apartamento de Ian Wickramasekera, no Mar Hotel, foram realizados os experimentos programados com "Pai Eli" e Jacques Andrade, cujos resultados positivos surpreenderam os pesquisadores norte-americanos, pelo inusitado processo dissociativo apresentado pelos dois Agentes Psi em seu estado alterado de consciência. - Experimentos, no IPPP, com médiuns de Umbanda do “Lar de Ita”, em 2004.