O Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas completará, no dia 1 de janeiro, 10 anos de existência.
Fundado pelo professor Valter da Rosa Borges, atual presidente, é a sociedade científica que por objetivo o estudo e a pesquisa dos fenômenos paranormais e a divulgação da Parapsicologia.
Durante o primeiro decênio de existência, vem desenvolvendo intensa atividade no campo da pesquisa e do ensino da Parapsicologia, projetando o nome de Pernambuco no cenário nacional.
Em 1974, promoveu, na TV Universitária, canal 11, curso de Parapsicologia – talvez o primeiro e único a se realizar através desse veículo de comunicação — intitulado “A Ciência do Espírito”, dirigido e apresentado pelo dirigente.
Em 1976, editou o livro do professor, “Introdução ao paranormal”, em solenidade presidida pelo então reitor da Universidade Federal de Pernambuco. Paulo Maciel.
Em 1979, fez-se representar no II Congresso Nacional de Parapsicologia e Psicotrônica, realizado no Rio de Janeiro, no mês de julho, pelo atual presidente e o sr. Ivo Cyro Caruso.
Em 1982, foi convidado a participar do III Congresso Nacional de Parapsicologia e Psicotrônica, também realizado no mês de julho, no Rio de Janeiro, tornando-se presente nas pessoas dos diretores Valter da Rosa Borges e Ivo Cyro Caruso. Neste Congresso, foi fundada a Federação Brasileira de Parapsicologia — FEBRAP, sendo o IPPP um dos membros fundadores, passando a representar o órgão máximo da Parapsicologia nacional no Estado de Pernambuco.
Vem realizando regularmente cursos, seminários, palestras e debates com o propósito de esclarecer o público a respeito da fenomenologia paranormal.
Assim, a partir do próximo ano, ampliará o número de cursos, estando previstos os seguintes, a começar do mês de janeiro: Parapsicologia, Meditação, Parapsicologia e Espiritismo, Hipnose em Parapsicologia. Sensibilização e Crescimento pessoal, Parapsicologia e Religião. Parapsicologia e Medicina, Parapsicologia e Física, Parapsicologia, Criação científica. Parapsicologia e Filosofia, Parapsicologia e Teoria da Informação e Religiões Comparadas.
Através do Departamento Científico, atualmente sob a direção do sr. Ivo Cyro Caruso, realiza investigações de fenômenos paranormais, aplica testes parapsicológicos, utilizando a metodologia quantitativa-estatística-matemática, assim como o método qualitativo, em pessoas possivelmente portadoras de faculdades paranormais ou mediúnicas, promove o desenvolvimento programado dessas faculdades, prestando ainda orientação e aconselhamento às pessoas perturbadas em decorrência da manifestação desses fenômenos.
Localizado na Rua da Concórdia, 372, salas 46 e 47, está aberto ao público para informações e entrevistas, às terças, quartas e quintas-feiras e ’’sábados, no horário das 9 às 11 horas.
Diário de Pernambuco
24 de dezembro de 1982