“A Parapsicologia e a questão da sobrevivência” será um dos temas mais importantes a ser debatidos por ocasião do VIII Simpósio Pernambucano de Parapsicologia que se realizará, no próximo sábado, dia 29 de setembro, de 8 às 18 horas, no Mar Hotel, em Boa Viagem, numa promoção do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas. Participarão do debate os parapsicólogos Valter da Rosa Borges, Ivo Cyro Caruso e Ronaldo Dantas Lins.
O problema da sobrevivência post mortem do homem será enfocado dentro de uma perspectiva estritamente científica, sem qualquer referência a posições filosóficas ou crenças religiosas.
Para a maioria dos parapsicólogos, certos fenômenos paranormais sugerem a continuidade da consciência individual após a morte do corpo físico. Argumenta que o ser sobrevivente ou espírito pode ser objeto de investigação científica, visto que fornece indícios ou “rastros” de sua permanência como individualmente autoconsciente após a morte de seu corpo físico. O problema maior, no entanto, consiste em saber qual o procedimento mais adequado, sob o ponto de vista da metodologia científica, para investigar a questão da sobrevivência. Afinal de contas, se o homem prossegue em outro nível existencial após a destruição de sua organização biológica, o que é este ser sobrevivente e que procedimentos científicos devem ser adotados para constatar a realidade do mesmo?
Os parapsicólogos que participarão do debate procurarão situar a abordagem do tema no campo da interdisciplinaridade entre a Parapsicologia e a Religião, por entenderem que a sobrevivência, embora não seja objeto da pesquisa parapsicológica, é, no entanto, de interesse especulativo para uma compreensão mais ampla e aprofundada da natureza humana.
A discussão de um tema tão polêmico e fascinante interessa, não apenas a especialistas, mas também ao público em geral, pois diz respeito a uma das mais caras aspirações do ser humano – a sua sobrevivência post mortem. As pessoas interessadas em saber o que a Parapsicologia tem a dizer sobre o assunto deverão fazer as suas inscrições no Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas, à rua da Concórdia, 372, conjuntos 46/47, no horário comercial, ou se informarem pelos telefones 222-7203, 2417402, 3255847, 3611685 e 3613105.
Diário de Pernambuco
23 de setembro de 1990