Parapsicólogos realizam congresso em outubro

Fernanda d’Oliveira

 

O fenômeno paranormal consiste em um tipo de conhecimento que não de­corre dos sentidos e da razão (psi-gama) mas de uma ação da mente sobre o mundo exterior, afetando os seres vivos e a matéria em geral (psi-kapa). Para dis­cutir este e inúmeros outros assuntos que envolvem a Parapsicologia, estará reu­nida no Recife a nata da Parapsicolo­gia mundial e brasileira, para palestras específicas, de alto nível científico, porém atraindo o grande público com as mesas redondas, que abordarão temas mais atraentes (entenda-se, aí, mais compreensíveis) como orientação, acon­selhamento e pesquisa parapsicológica. É que o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas – IPPP – pro­move de 31 de outubro a 2 de novem­bro, no Mar Hotel, em Boa Viagem, o I Congresso Internacional e Brasileiro de Parapsicologia. As inscrições já estão abertas (Livraria Síntese e Sociedade Cultural Brasil-Estados Unidos) e cus­tam R$ 100,00.

O presidente do congresso será o pernambucano Valter da Rosa Bor­ges, parapsicólogo há 44 anos e fun­dador, em 1973, do IPPP. Segundo ele, o evento conta com o apoio do Conselho Regional de Parapsicologia, Conrep, da Associação Pernambuca­na de Parapsicólogos, da Academia Pernambucana de Ciências, do Con­selho Estadual de Cultura de Pernam­buco, Faculdade de Ciência Bio-Psíquicas do Paraná e do Instituto de Psi­cologia Paranormal da Argentina.

“Queremos congregar parapsicólo­gos dos mais diversos países, a fim de debater relevantes assuntos no campo da fenomenologia paranormal. Mais do que nunca, se faz necessária a for­mação de uma comunidade científica internacional de parapsicólogos, cons­tituída de pessoas físicas e jurídicas, com a finalidade de intercambiar infor­mações, pesquisas e experiências, es­tabelecendo metodologias, paradig­mas, nomenclaturas e conceituações capazes de definir o perfil da Parapsicologia”, justifica Rosa Borges. O I CIBP se propõe a dar o primei­ro passo nesta direção, com a elabora­ção de um protocolo de intenções, após discutido, aprovado e assinado por todos os conferencistas. Serão publica­dos dois tipos de anais: um em portu­guês e espanhol e outro em inglês. En­quanto Rosa Borges assume a presi­dência do evento, a presidência de honra ficará com o americano Stanley Krippner, PhD, um dos papas da Parapsico­logia mundial.

 

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Recife, 16 de setembro de 1997

Compartilhe: