O Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas — IPPP. – realizará, no dia 4 de dezembro, no auditório República Pernambucana, no Centro de Convenções, das 8 às 18 horas, o XI Simpósio Pernambucano de Parapsicologia, onde serão comemorados os 20 anos de fundação desta instituição e os 40 anos do nascimento da Parapsicologia.O Simpósio fará uma panorâmica da história da Parapsicologia no mundo e, particularmente, em Pernambuco, apresentando as atividades desenvolvidas pelo IPPP, como também por outros grupos que desenvolvem pesquisas especializadas no campo da projeciologia e da transcomunicação instrumental. Além disso, os paranormais “Irmão Macedo” e “Pai Eli” farão um relato de suas experiências paranormais.
O nome Parapsicologia foi adotado, oficialmente, por ocasião do 1° Congresso Internacional de Parapsicologia que se realizou em Utreque, na Holanda, de 29 de junho a 5 de agosto de 1953 e, presidido por Gardner Murphy, psicólogo e diretor das investigações da Fundação Menninger de Topeka (Kansas, USA), contou com a participação dos mais destacados parapsicólogos de quatorze países.
Numa iniciativa pioneira, o IPPP escolheu o dia 29 de julho, como o dia do Parapsicólogo, contando, de imediato, com a aprovação da Federação Brasileira de Parapsicologia.
Fenômenos — Graças ao trabalho que vem desenvolvendo o IPPP no campo do estudo e das pesquisas dos fenômenos paranormais, Pernambuco é considerado como um dos polos de maior desenvolvimento da Parapsicologia no Brasil, ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, fato este reconhecido, inclusive, pela Revista Brasileira de Parapsicologia, editada em São Paulo.
O Simpósio é aberto ao público em geral, pois a sua finalidade primordial é esclarecer o leigo sobre a fenomenologia paranormal. Tanto assim que, para informar as pessoas desavisadas sobre a real natureza da paranormal idade, o último tema a ser debatido no aludido Simpósio se referirá ao tratamento que vem sendo dado aos fenômenos parapsicológicos no cinema e na TV, notadamente nas novelas.
As inscrições para o Simpósio poderão ser feitas na Livraria Síntese (rua do Riachuelo, 202) ou sede do IPPP (rua da União, 557/ 402).
DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Recife, sexta-feira, 19 de novembro de 1993