Um encontro de Parapsicologia em Pernambuco

O Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas — IPPP. – realizará, no dia 4 de dezembro, no auditório República Pernambucana, no Centro de Convenções, das 8 às 18 horas, o XI Simpósio Pernambucano de Parapsicologia, onde serão comemorados os 20 anos de fundação desta instituição e os 40 anos do nascimento da Parapsicologia.O Simpósio fará uma panorâ­mica da história da Parapsicologia no mundo e, particularmente, em Pernambuco, apresentando as ativi­dades desenvolvidas pelo IPPP, co­mo também por outros grupos que desenvolvem pesquisas especializa­das no campo da projeciologia e da transcomunicação instrumental. Além disso, os paranormais “Ir­mão Macedo” e “Pai Eli” farão um relato de suas experiências pa­ranormais.

O nome Parapsicologia foi adotado, oficialmente, por ocasião do 1° Congresso Internacional de Parapsicologia que se realizou em Utreque, na Holanda, de 29 de ju­nho a 5 de agosto de 1953 e, presi­dido por Gardner Murphy, psicólo­go e diretor das investigações da Fundação Menninger de Topeka (Kansas, USA), contou com a par­ticipação dos mais destacados pa­rapsicólogos de quatorze países.

Numa iniciativa pioneira, o IPPP escolheu o dia 29 de julho, como o dia do Parapsicólogo, contan­do, de imediato, com a aprovação da Federação Brasileira de Parapsi­cologia.

Fenômenos — Graças ao trabalho que vem desenvolvendo o IPPP no campo do estudo e das pesquisas dos fenômenos paranormais, Per­nambuco é considerado como um dos polos de maior desenvolvimen­to da Parapsicologia no Brasil, ao lado do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, fato este reconhecido, in­clusive, pela Revista Brasileira de Parapsicologia, editada em São Pau­lo.

O Simpósio é aberto ao público em geral, pois a sua finalidade pri­mordial é esclarecer o leigo sobre a fenomenologia paranormal. Tanto assim que, para informar as pesso­as desavisadas sobre a real natureza da paranormal idade, o último tema a ser debatido no aludido Simpósio se referirá ao tratamento que vem sendo dado aos fenômenos parapsicológicos no cinema e na TV, notadamente nas novelas.

As inscrições para o Simpósio poderão ser feitas na Livraria Sín­tese (rua do Riachuelo, 202) ou se­de do IPPP (rua da União, 557/ 402).

 

DIÁRIO DE PERNAMBUCO
Recife, sexta-feira, 19 de novembro de 1993

Compartilhe: